Uma cultura de feedback é, essencialmente, um fundamento de gestão que se concentra no feedback genuíno entre as pessoas, não importando onde elas possam se enquadrar nos organogramas.
Isso parece muito simples, certo?
Naturalmente não é simples assim, pois uma cultura de feedback leva tempo para se consolidar numa organização.
Por quê? Porque a maioria das empresas nunca teve uma verdadeira cultura de feedback. Grande parte das organizações é tradicionalista de coração. É mais fácil ter avaliações de desempenho anuais e ignorar a necessidade de feedback regular entre os colaboradores - especialmente se a organização já faz isso há anos.
No entanto, construir uma cultura de feedback genuíno é absolutamente crítico para a saúde da empresa a longo prazo.
Criando uma cultura de feedback, alguns resultados que poderão aparecer:
:: Aumento do engajamento dos funcionários: uma cultura de feedback é essencial para criar uma atmosfera de engajamento dos funcionários. Funcionários engajados são trabalhadores mais eficazes - e são mais propensos a serem leais à empresa. Funcionários engajados não são apenas “agradáveis”. Se você conseguir envolver os funcionários usando uma cultura de feedback, terá um melhor desempenho organizacional.
:: Criação de um local de trabalho mais positivo: assim como o engajamento dos funcionários, a presença de um ambiente de trabalho positivo e divertido tem um grande impacto no desempenho dos funcionários. Um local de trabalho focado na negatividade e sem comunicação pode impactar seriamente no bem-estar dos funcionários, bem como sua capacidade de desempenho em alto nível.
:: Diminuição da rotatividade e “fuga de talentos”: a rotatividade é extremamente cara para as organizações. Estima-se que o custo de perder um funcionário é cerca de 33% de seu salário - dada a quantidade de tempo, energia e recursos que devem ser investidos em encontrar um substituto. Por isso, empresas com altas taxas de rotatividade tendem a ser muito menos eficazes e produtivas do que aquelas com menores taxas de rotatividade de funcionários.
:: Melhoria da comunicação corporativa: uma cultura de feedback pode ajudar a melhorar a comunicação corporativa com os funcionários. Quando uma empresa se concentra em ser aberta e honesta consigo mesma, é mais fácil comunicar os objetivos, metas e áreas de foco / melhoria corporativos.
E aí, vamos usar a fluidez de gestão para criamos uma cultura genuína de feedback?
#VamosSerMaisFluidos