Independente da modalidade, trata-se de indivíduos acostumados a perseguir o melhor desempenho possível na base do sacrifício, disciplina e determinação. Mas, existe algo a mais. Essas pessoas precisam reconhecer as oportunidades de crescimento em cada ambiente por onde circulam, e esse é o ponto central.
Será que a nossa organização, nosso time, está oferecendo um ambiente que favoreça a alta performance dos colaboradores?
Imagine um medalhista olímpico disposto a superar todos os desafios para atingir o ápice de si mesmo. Ele encontrará alento em nossa organização? Nosso time está oferecendo oportunidades para que ele se desenvolva de maneira completa, alcançando seus níveis mais elevados de performance?
Esse atleta, rapidamente, procuraria algumas referências de desenvolvimento para que a sua jornada fosse de fato cativante e desse resultado.
Elementos esses que fazem parte de toda a trilha de desenvolvimento de sucesso: Experiência, Acompanhamento e Reconhecimento.
Vamos por partes:
Todo contato com seu ambiente (pessoas, cultura, instrumentos de “treino”, etc.) constrói a experiência.
A forma como você recebe um novo integrante no seu time, em busca de conquistar a sua confiança e de transmitir a ideia de que, jogando no seu time, ela será capaz de executar sua melhor performance, faz toda a diferença para a sequência de trabalho desse novo integrante.
Um atleta olímpico reconhece esse espaço porque sabe que, para atingir a alta performance, é preciso um ambiente voltado para essa ideia. Um amador nem mesmo sabe o que está procurando, e acaba aceitando qualquer tipo de experiência.
Será que o nosso ambiente é voltado para a alta performance dos nossos colaboradores? Será que um atleta olímpico em busca de grandes resultados permaneceria conosco?
ACOMPANHAMENTO:
Cada treino exige esforço e todos os treinos (ou trilhas de desenvolvimento) são desenhados com técnicas de atuação variadas, com um objetivo específico a ser atingido. A dedicação e disciplina florescem nessa circunstância rotineira.
Mas além de fomentar métodos e dinâmicas específicas para o desenvolvimento individual e coletivo, é fundamental observar a performance. Não basta oferecer o ambiente e as técnicas; é preciso acompanhar o desenvolvimento, pois temos um objetivo claro: a alta performance do time e dos indivíduos que o compõem.
Os participantes podem estar dando o máximo para alcançar seus objetivos, mas podem estar inconscientes de fatores que os estão impedindo de crescer mais.
Como o processo tem ocorrido? Houve deslizes? Onde? Precisamos ajustar alguns pontos do plano? Alguma missão ou meta a ser trabalhada no próximo treino?
Esse atleta olímpico enxergaria em nossa organização um ambiente estimulante, que acompanha a evolução e os bloqueios a serem superados pelos colaboradores do time?
RECONHECIMENTO:
Um atleta de alta performance só fica onde entende que pode dar conta. Em muitos dias, os treinos não serão bons, e ainda assim ele precisa acreditar em si e no seu potencial.
O poder de superação vem de um ambiente que proporciona reconhecimento verdadeiro e genuíno. Concentração e foco para alcançar a conquista são frutos de um ambiente saudável.
E aí? Diante destes três aspectos levantados e olhando para o seu time, procure refletir: Esse atleta olímpico permaneceria no seu time? Ou sairia correndo, buscando outro lugar, outro treinador, outra liderança?
A alta performance é um caminho que pode ser trilhado. É um método que pode ser aplicado.
Um desejo tanto para as organizações quanto para os indivíduos, mas que nem todos conseguem trilhar.
E é nisso que a gente ajuda você e o seu time: a caminhar de forma constante rumo aos melhores resultados da sua equipe.
Na Fluid State, todos esses pontos têm espaço para serem trabalhados com cada colaborador. É possível sonhar com alta performance, sim. Que venham – e permaneçam – os melhores atletas dentro do seu time!